"A mente tem o pó acumulado de experiências e criamos nossa personalidade adulta. Mas o coração continua a mesmo, o filho de Deus, o filho do Amado". Aziz Kristof










domingo, 7 de agosto de 2011

Aprendizado

Aprendi coisas numa expedição na África,

que eu nunca seria capaz de colocar em palavras...


Supondo que eu posso ler sua mente com algum grau de precisão, e você certamente vai me bombardear com uma porção de perguntas...
Antes de embarcar nessa expedição, da qual eu poderia chamar de "Clássico missionário na África, dias antes me planejando, arrumando as coisas, o que eu poderia levar, as coisas que ganhamos para ajudar aos necessitados, todos os dias chegava material, ligações, das pessoas que conheciamos e queria nos ajudar... eu ficava imaginando o que eu iria encontrar, quais seriam as minhas expectativas, eu apenas iria observar, tirar fotos, ajudar nas palestras... o que eu iria exatamente fazer... depois de tantas perguntas pairando na minha mente, decidi colocar minha missão nas mãos de Deus e me preparei... seja feita a vossa vontade, me use, da melhor forma possível, me guia, me fortaleça, quando eu esmorecer... não era uma viagem turística, um safari selvagem, tirar fotos para coleção de postais... eu tinha uma missão e eu sabia, eu orei, eu busquei, eu queria estar lá, eu queria vivenciar esses momentos, há cinco anos vinha planejando esse encontro com a África.

Antes de partir, eu mentalmente me equipei, mergulhei espiritualmente... transbordei até a borda, respirei fundo e aceitei mergulhar para o desconhecido.

A verdade é que Deus dá de si mesmo em abundância. Ele pegou a pequena quantidade de fé e confiança que eu tinha e me cobriu o resto com sua graça e misericórdia... e quando eu olhar para trás eu posso perguntar... porque o Senhor me escolheu e talvez nem eu mesma terei as respostas..

Eu creio que tudo foi no tempo determinado por Deus, porque dei um passo de obediência... pois tive tantas oportunidades de ir, mas não estava preparada, e eu não queria ir de qualquer jeito, sem direção, sem uma mão para me fortalecer em meus momentos de fraqueza..., porque não é nada fácil estar a frente de um povo enfraquecido entre a miséria, a dor e o sofrimento, a vergonha e o descaso...

Sei que uma nova etapa está a minha frente, saberei caminhar com passos de obediência, que serão exigidos de mim da qui pra frente... mas sei que a graça do Senhor é o suficiente.

Parte de mim mudou, tiveram grandes mudanças, a começar pela conversas que deixarei registradas aqui, registros de uma profundidade real, sem promoção, apenas quero deixar registrado as minhas experiências.

Quando eu retornei da África e não falar da África seria desumano comigo mesma... falar sobre como a própria Africa mudou em mim, ou como está em meu sangue, ou como eu posso ignorar, seria a mesma coisa que se não tivesse um coração, mas creio que tenho um pedaço do coração africano em mim... é o que muitas pessoas dizem ao voltar de alguma missão da África... ninguém vai até em vão...

Mas enquanto eu não puder alterar exatamente aqueles caminhos, a verdade é que eu mudei...

Foram vinte e dois dias rodeados por mar de sorrisos de crianças negras, os pequeninos com enormes olhos escuros, bebe dormindo, franzino, amarrado com um lençol sobre minhas costas, as vezes... essas coisas aconteceram com certeza... valeu os instantes em que parei e tirei fotos apenas, tirei fotos de cenas, de coisas que seriam impossível serem registradas... é certo que algumas fotos é muito deprimente, serão guardadas para registro... tentei o melhor da minha capacidade de não perguntar nada, de não perpetuar o voyeurismo inconsciente que vem tão naturalmente quando você depara com esses momentos - instantâneos africano.

Meu trabalho missionário do outro lado do continente africano é reunir pessoas de todos os cantos do mundo para se viver em comunidade, trabalhar para um projeto e com o amor de Deus... e os que estão motivados e empenhados numa ação comum.... as pessoas em volta ignoram o que está acontecendo no resto do mundo, o que outros países pensam sobre a política...mas isso não vem em questão discutir... alguém precisa fazer algo para esse povo oprimido, necessitado...

Eu só sei que estou aprendendo sobre o que realmente constitui de luxo, o que a doença no organismo pode fazer para uma pessoa do coração e da alma, o que o medo pode conduzir as pessoas a fazerem com sua próprias vidas....como muito do meu estilo de vida em casa é comprada a um grande custo para as outras pessoas, o que parece ao sonho de oportunidades, mas acabam não tendo esperança...

Estou aprendendo o que significa fazer perguntas com humildade...

Estou aprendendo o quanto eu não sei.

Estou aprendendo a ouvir, estou aprendendo a desacelerar, estou aprendendo o que parece, honestamente, cuidar de outra pessoa, e estou aprendendo a fidelidade de Deus, apesar das aparências.

Deus é fiel, apesar da pobreza, apesar da doença, apesar da vergonha, apesar do ostracismo, apesar do medo, apesar do quebrantamento.

Estou aprendendo a confiar que quando tudo estiver dito e feito, Deus é a respostas às minhas perguntas irrespondíveis...

==========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário