"A mente tem o pó acumulado de experiências e criamos nossa personalidade adulta. Mas o coração continua a mesmo, o filho de Deus, o filho do Amado". Aziz Kristof










terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um rosto, um nome...

Mas uma vez é que a questão tem

um nome e um rosto, que tudo muda, não é?

Deus conhece cada um desses nomes.

Deus conhece cada um desses rostos.

E ele quebra seu coração.

"Primal-por Mark Batterson"

aqui vivenciei uma história onde meu coração me mostrou um grande desafio - VIVER

Eu não sabia onde estava me metendo naquele dia. Eu havia me esquecido que as histórias aterradoras vinham em partes aparentemente calma a cada dia.

Eu fui um dia a um park onde havia pressenciado no dia anterior muitas crianças brincando, jovens , adolescentes, um dos jovens chegou até mim e disse que eu poderia ficar com eles, eu disse apenas que estava de passagem e com um pouco de pressa, e que a noite eu estaria num determinado local conversando com as pessoas, num grupo de oração de uma igreja da aldeia... ele nada respondeu e parti... a noite, quase no final da reunião notei a presença do jovem que havia visto aquela tarde, ela estava sozinho... não me aproximei, deixei que ele viesse até mim, se caso achasse conveniente... e perdi o de vista, quando estava indo embora, eu saiu correndo e ficou na minha frente e disse, você pode ir amanhã lá no parque para conversar com a gente, acho que lá é mlehor... eu disse que estava combinado, sem pensar em mais nada e ele saiu correndo em direção contrária...no dia seguinte estava eu lá... o guia da aldeia é o cooperador do Missionário que é responsável por uma das igrejas locais e ele me acompanha em todos os lugares que vou, até por que ele fala a língua africana nativa... logo que desci do camião, senti que havia uma grande missão a ser cumprida e não apenas estar com as crianças no parque.

Todos pararam e me olharam, um dos meninos o que conversei um dia antes, chegou a frente e disse venha comigo e não precisa ter medo, eu disse que você vinha... nos sentamos no gramado, algumas crianças menores continuaram a brincadeira... um pouco distante havia uma menina de aproximadamente 11 anos sentada em um balanço e continuou brincando...uma outra, ao contrário das maioria das crianças, ela se afastou de mim, nem sequer presencei seu olhar. Eu mantive meu respirar, sentei, não forcei a conversa, ou mesma tentei fazê-los rir.

Havia meninas e meninos, por volta de 10 a 14 anos... o jovem que falava comigo tem 14 anos e de repente eles começaram a fazer perguntas: Você conhece Cris Brown? Você tem namorado?

Eu passei a rir porque eles não entendiam por que eu não conhecia Chris Brown e outras coisas...por hora já haviam passado quase 2 horas e o tema entrou em paixão, qual sua paixão, mas não expressamente, romance... sobre o que gostaria de fazer, o que queriam ser mais tarde...seus sonhos, seus objetivos... um dos meninos disse que queria ser policial, porque assim ele sempre teria uma roupa bonita, outro disse que queria ser médico para que ele pudesse ajudar as pessoas, outra disse que queria ser professora, para ajudar as crianças... e assim foram as listas de profissões...outro queria ser enfermeiro, para cuidar de sua mãe e seus irmãos que estavam todos com HIV e malária.

Todas essas crianças e adolescentes conviviam com a realidade de sua comunidade. Cada um deles sabia quais suas reais necessidades, que a educação seria um ponto positivo para mudar positivamente a sua nação... a questão da HIV / SIDA. Eles. Eles tinham esperança. Eles viram um futuro.

Mas no meio, a conversa se voltou ... os rostos ficarão calados, eu vi o olhar da torcida, dor, vergonha e quebrantamento... de repente cada um começou a falar do seu particular, pessoal... eu me segurei os pedaços da história e meu coração estava se partindo... eles estavam confiando-me suas histórias pessoais. Sua realidade.

Enquanto conversava com eles, observava o que estava acontecendo a volta... uma das meninas que estava bem atrás, foi se afastando lentamente, tipo rastejando e foi para trás de uma raquítica casa... uma estrutura bem selvagem... Ela foi se distanciando, senti naquele momento que ela precisava se isolar e talvez procurou o local perfeito para uma conversa.. passou-se algum tempo e as pessoas se levantaram, eu a segui bem de mansinho e lá estava ela, sentada em cima de um muro com as pernas balançando.. e foi lá que coloquei a minha cara para vivenciar o seu problema..

alguns vieram atrás de mim, todos calados... e ai eu comecei a conversar com a menina... como é seu nome... etc e tal...ai todos queriam falar, eles foram se abrindo tanto os meninos e as meninas de idade de 10 anos, disseram que todos eles já foram estupradas. De como a menina sentado na minha frente foi estuprada. De como ela não foi a primeira ou será a última. De como a polícia sabia e nada fazia...um deles foi mais ousado e disse que na noite anterior a meninas que estava sentada no muro balançando as pernas fora estuprada e ninguém pode fazer nada, tinham que ficar calados e escutar seus gritos e depois os gemidos....

Senti o coração de Deus ao meu lado, dando-me sabedoria para quebrantar os corações de todos esses adolescentes envolvidos na história, os meninos, as meninas, suas famílias, seus sonhos...as peças da história que eu não ouvi, mas que levaram a tais quebrantamento , a dor e o sofrimento... e a mágoa...

Assim como eles também tinham...
Claro, eu poderia tentar só no golpe e em "salvar" o dia, mas essa não é a solução. Não. Eu queria ter poder para mudar essa situação, a história de cada. Estas crianças têm incrível sonhos e esperanças de um futuro melhor que pode se tornar uma realidade.

Não mais eu poderia agarrar uma estatística ou um número. Eu tinha um rosto. Eu tinha um nome. Eu tinha um abraço.

Eles vêem os problemas e querem mudar, fazer algo para transformar essa nação... Eles podem viver a vida abundante que Jesus oferece. Emais... Crer , ter esperança e amor ... e eu tenho fé de uma mudança e me juntar a eles em suas histórias.

Estas são as histórias que me fazem lembrar o quanto a vida lá fora é cruel, confuso, mas podemos fazer a diferença e mudar a situação.... Resolvendo problemas de raiz e ver como todos nós precisamos de cura. Este é o lugar onde o amor não entra apenas em jogo. O amor é para todos, independente de cor, raça, cultura = amar o suficiente para mudar as circunstâncias... para dizer a verdade um das garotas me disse "eu creio em você", eu disse a ela , "creia em Deus, não importa a circunstância, creia que Deus te ama e estará te confortando, te ajudando"... disse isso tanto para os meninos como para as meninas...Mostrando-lhes que Deus os ama, não importa o quê.

Na semana que se passou essa visita, esses meninos e meninas estavam na igreja da aldeia, todos sentados no fundo, quebrantaram seus corações... arrumamos um local provisório para aqueles que estão abandonados, os que tem os pais vivos, fomos conversar com eles, e eles estarão ingressando na escola e orientamos para que eles não fiquem perambulando a noite pelas ruas ou a merce de vandalismo... (7 adolescentes irão ficar sob a responsabilidade de um missionário, até legalizar a situação deles ...5 meninos e 2 meninas, de idade de 10 a 14 anos....um missionário inglês, conseguiu ajuda em uma das instituições, e todos os outros a partir da segunda quinzena de agosto irão frequentar a escola da aldeia, onde fica o ministério , a escola e a igreja..e receberão alimentação durante o dia....

Quando estamos fracos, Ele é forte. Eu vi a mão de Deus agindo em favor desses adolescentes indefesos...

Sou grata a ti Senhor!

==================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário