"A mente tem o pó acumulado de experiências e criamos nossa personalidade adulta. Mas o coração continua a mesmo, o filho de Deus, o filho do Amado". Aziz Kristof










sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ao longo dos dias, estarei postando meus momentos favoritos vividos com um povo de uma nação, onde tudo é prioridade...vou destacar as coisas boas - vou destacar os momentos mais sombrios, mas todos eles realmente mexeram com os meus sentimentos, onde um dia eu pedi a Deus para ter essa experiência.
Estou grata a Deus por proporcionar esse momento, valorizo-o grandemente... sou grata pela forma como Deus trabalha em nossos corações quando dispomos a fazer algo voluntário, coisas que está em nosso coração e não entendemos a razão e porque temos que fazer... mas é gratificante...
A partir de 19 de junho de 2011:
Quando chegamos no Aeroporto de Entebbe-Uganda, a paisagem muda, diferente até as pessoas, o transitar e o aeroporto onde permanecemos 2 horas entre retirar bagagens e checking do aeroporto em Joanesburgo...

Ficamos algumas horas em kampala na casa de um dos missionários responsáveis pela nossa expedição por aqui e logo enfrentamos uma viagem de aproximadamente 4 hs, em estradas longas, cheias de curvas, essa época em muitas regiões chove e pegamos algumas chuvas pelo caminho... ruas cheias de lamas, muitas pessoas caminhando ao longo da estrada... mas tudo era novidade... quando chegamos a casa a poucos metros de um vilarejo pobre e abandonado - a favela de Masese... pessoas vieram de muitos lugares em busca de pão e água... mas acabaram ficando por aqui, a deriva, pois não havia para onde correr ou até mesmo se esconder...
O dia depois do nosso primeiro passeio em Masese, uma favela em Uganda, uma pequena parcela, onde a população está completamente abandonada... os dias por lá geralmente amanhece nublado e lento - quase provocando minhas próprias emoções. Uma das partes mais difíceis da viagem foram as manhãs. Os cães - primeira partida - latindo incessantemente do lado de fora do portão da nossa pousada.
Em seguida, vem os galos - instando que os rodeiam para acordar e começar o dia. Mas talvez o som mais difícil, o mais assombroso - era a chamada para a oração.Todas as manhãs, antes que o sol ainda teve a chance de raia em todo o céu noturno, você poderia ouvir a oração de eco nas paredes. Ela permeia tudo. Na manhã após a primeira caminhada, com os sons de cães e galos e orações faladas em toda a cidade, eu joguei meus cobertores sobre minha cabeça e chorei.
Eu não queria essa vida. Esqueci-me - por uma fração de segundo - sobre a minha súplica a Deus para me dar histórias para compartilhar. 
Esqueci-me - por uma fração de segundo - a minha oração para que Ele me use e me quebrante. 
Eu esqueci. E para aqueles poucos minutos em que eu murmurei em absoluta auto-piedade e tentei esconder as cenas piscando na minha mente desde o dia anterior, eu estava refeita.
Foi o nosso segundo dia em Uganda e eu já estava querendo voltar para casa. Mais uma vez, eu estava lutando contra a minha carne o que eu sabia que meu coração precisava.
Eu escrevi em meu diário naquela manhã:
ontem foi duro ... emocional ... esmagadora. esta manhã? Eu sou feito.Quando acordei, eu não queria estar mais aqui. os olhos das crianças me assombram e eu só quero ir embora. isso aconteceu tudo antes de o sol se levantar, e tudo que eu podia fazer era chorar sobre o meu conforto perdido, e depois chorar sobre o meu egoísmo. e finalmente levantar-se para enfrentar o dia, mas meu espírito ainda é tão pesado. estes rostos - um close - minha visão, o peso do sofrimento se inclina pesado no meu peito. Oh como eu quero fugir desta emoção! para não ser responsável pelo que eu vejo e tocar e sentir e amar (porque sim - eu estou caindo no amor com estas pessoas ... este país) é muito mais fácil fechar os olhos e olhar para longe. é tanta dor menos para afastar esses pensamentos - para lidar com eles mais tarde.
mas eu sei que eu não posso.
as fotos de sujo, os pés calejados que atravessa os campos (e mais tarde as favelas) preencher meus sentidos. 
meu coração se afasta essas imagens - quase fora de um mecanismo de defesa. "Por favor. não me faça ver isso.não me faça viver em extrema pobreza. não me faça sentir esse peso -. porque se o fizer, eu vou ter que reagir "Pai, faça-me sensível à Sua vontade.
Faça do meu coração suave ao toque.

Mais tarde naquele dia, senti o carinho de Deus.
Visitamos Langata-Kibera (a Esperança Nova, uma escola que alimenta muitas crianças) e começei a trabalhar com as crianças. 
Nosso guia se chama Russ e um jovem Joshua de 14 anos sempre esta ajudando, ficamos tres dias nessa aldeia e numa manhã eu vi os dois caminharem e pararam para conversar, fiquei intrigada e perguntei o que eles estavam falando..
 Ambos estavam inclinados juntos, a cabeça quase a tocar. Cerca de quinze minutos depois, Russ veio até mim com lágrimas nos olhos.
"Joshua mandou entregar esse pão pra você."
"Ele trouxe pão? diga a ele, obrigada, mas eu não preciso?"
"Yeah. Ele me trouxe pão. Ele queria ter certeza de que eu tinha café da manhã. "
Ele havia percebido que fazia três dias que eu não me alimentava, era uma experiência que eu queria sentir, quando vc tem fome
Minha mente voltou para a conversa que Russ me contou sobre Joshua...ele recebeu 10 shillings por prestar um serviço de limpeza durante a semana num vilarejo próximo, isso era tudo que ele possuia e não sabia por quanto tempo (porque ele nunca sabia quando ele ia ficar sem comida) ou gastá-lo (porque ele sabia que provavelmente iria ser roubado). 
Finalmente, ele decidiu comprar pão para alimentar seu colegas, as crianças menores, então ele comprou pão e café... E agora esse mesmo garoto estava trazendo café da manhã para mim, porque ele estava preocupado comigo, Joshua disse: não se preocupe, pois Cristo cuida de todas as minhas necessidades. 
Era quase demais para compreender. Russ e eu olhavamos um para o  outro, incapaz de encontrar palavras.
Eu ainda não tenho.
======================
Ao longo da minha estadia em Kibera, eu lutei a empurrar e puxar os sentimentos. Eu acordava hesitante em passar as emoções, para olhar nos olhos das pessoas que vivem nessas condições desolado. Eu crinkle meu nariz no café da manhã oferecido - ou silenciosamente desejo para água gelada em vez de as garrafas morna tão graciosamente dada a nós.
E, em seguida, vivenciar momentos como aquele com Joshua, iria acontecer tantos desses momentos, onde Deus iria abrir meus olhos pára a riqueza dessas pessoas.
Crianças com menos de 15 anos me segurando firme numa fé mais forte do que eu já havia reinvindicado.
Olhando em seus olhos, ouvindo suas histórias, este é o lugar onde eu me sentia realmente vivo. Aqui é onde eu percebi a dicotomia de conforto é mais do que apenas lutando contra sua carne - mais do que apenas dando um passo na frente de outro em um caminho empoeirado cheio de lixo e esgoto. 
É permitir-se ser quebrado mais uma vez. 
E é aí que a beleza vem - que é onde meu coração encontrou descanso.
Com esperança, Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário