"A mente tem o pó acumulado de experiências e criamos nossa personalidade adulta. Mas o coração continua a mesmo, o filho de Deus, o filho do Amado". Aziz Kristof










sábado, 10 de março de 2012

Além da Compaixão


O bloco principal da compaixão é o julgamento em nossas mentes.
O julgamento é a principal ferramenta da mente de separação.
Diane Berke


Compaixão é simplesmente a consciência amorosa que todos os seres sencientes estão
 intimamente ligados a você.
Não é motivada pelas circunstâncias, mas pela percepção de que somos todos interdependentes entre si.
Um dos maiores problemas que deparamos é que nós muitas vezes não sentimos essa interdependência de uma forma tangível.
 Isto leva a uma abordagem inconsciente de compaixão. 
Sendo movido por um outro que está sofrendo, sem entender por que ou como é especificamente relevante para você é um terreno fértil para a piedade e desconexão.

Vou tentar explorar e partilhar alguns elementos fundamentais da compaixão em sua vida cotidiana.

Há uma tendência em confundir a compaixão com pena
embora os dois são mutuamente exclusivos .
Pena é uma reação visceral que é geralmente enraizada no medo - "O que é uma situação horrível para estar dentro, não seria possível se eu estivesse no lugar dessa pessoas,  há pouco que posso fazer para ajudar, então eu só vou sentir pena? para eles."

Contém um grau de desesperança = mesmo que isto resulte em uma tentativa de aliviar o sofrimento de alguém, que tentam ainda ver um espaço de desconhecimento. 
Quando você examina os sentimentos de piedade, tomar nota de todos os "eu ; eles" 
idéias e você está gerando uma maneira fácil de identificá-lo pelo que ele é.

Compaixão por outro lado, está enraizado no amor.
 Se trata de um sentimento de "Unicidade" com os outros,
 que dá origem a uma preocupação intima em seu bem estar.
Compaixão permite enfrentar o sofrimento de alguém sem:



- ser lançado como uma vítima ou um adversário (de fora olhando para dentro)
- Criar uma dinâmica de superioridade / inferioridade
- Temendo a possibilidade de que seu sofrimento poderia tornar-se seu


Em vez de "me / eles", a compaixão gera idéias de "nós" - estamos juntos nisso.


Então, como eu  posso criar e alimentar esse sentimento de conexão com os outros?
É importante perceber que a compaixão é um processo que continuamente constrói sobre si mesmo - um núcleo de compaixão - uma fundação é o mais importante - e uma declaração Eu me amo.
Um afirmação verdadeira, pois nossa capacidade de amar os outros é construído sobre a nossa capacidade de amar a nós mesmos. 
A falta de amor próprio cria um vácuo dentro de uma pessoa, que eles vão inevitavelmente tentando resolver procurando por amor dos outros. 
No entanto, o amor dos outros, neste caso, apenas provoca a sensação de indignidade e do desejo, que se transforma em um ciclo vicioso e auto-aversão.

Auto amor é a base da compaixão. Eu sou digno de amor e compaixão....quando encontramos verdade nesta afirmação, o nosso mundo se expande, onde uma vez havia vastas extensões de solidão, agora desperta inúmeros canais em que o amor e a compaixão podem fluir livremente de dentro e fora. Este mérito não é alcançado  - é simplesmente percebido. É uma decisão, como qualquer outro.



Uma vez que você consegue ultrapassar a barreira mental, voce começa a propagar por todos as suas emoções e, eventualmente, o seu senso de auto-ajuda, se expande.

Com a fundação do amor-próprio, é possível tomar a decisão (embora às vezes difícil) consciente de se ver nos outros, e para responder com bondade e amor. Algo realmente interessante acontece quando você começar a fazer isso conscientemente: você começa a ver que as atitudes ruins, grosseria, a negatividade, etc, são nada mais do que jogos de defesa que está sendo jogado por pessoas que estão, em algum nível, sofrendo. Esta constatação pode ajudá-lo a não ser pego em seu drama. Em vez disso, talvez você vai criar um espaço para a compaixão e graça, e optar por interagir com eles a partir deste espaço. 
Esta é uma forma de desenvolver o hábito da compaixão.
Acho que às vezes a compaixão vem facilmente, e às vezes não. Não julgue a si mesmo sobre se ou não você está enfrentando é absolutamente de uma situação para a próxima, basta lembrar que é um processo, e alinhar-se com esse processo. Irá desenvolver naturalmente desta forma.



Um Ciclo de Bonito - Conforme nos tornamos mais e mais profundamente conscientes da nossa ligação aos outros, a compaixão surge naturalmente e com clareza cada vez maior e profunda. Este por sua vez, inspira uma consciência mais profunda de nossa interconexão, e o ciclo continua.
A bondade genuína é sentida para com os outros quando você percebe que essa pessoa experimenta os mesmos sentimentos e lutas que você faz. Essa pessoa se sentiu profundo amor e carinho, pois eles têm preocupações e medos. Eles têm planos e sonhos. Eles são sensíveis à dor, alegria e insight. Todos nós temos armaduras que nós construímos ao longo do curso de nossas vidas para proteger o que é frágil e terno dentro de nós. Ver para além da armadura e as circunstâncias da outra e se conectar com a alma, bonito magnífico interior, à procura de amor e felicidade - que é a compaixão.
Uma técnica que eu encontrei útil, é para fazer uma pausa mental sempre que eu tomar conhecimento de mim julgar alguém. No espaço de esta pausa, eu me lembro de como essa pessoa é preciosa. Eu os vejo como um irmão ou uma irmã ... uma mãe, uma avó, um avô ... Isso serve para trazer a consciência de valor intrínseco dessa pessoa, a conexão entre nós, e a sua necessidade de amor que é muito parecido com o meu. Isso me ajuda a ver através de traços de personalidade defensivo e em um coração, por uma bela busca. Fazendo isso, eu sinto amor genuíno por estranhos que, momentos antes, eu estava percebendo como desagradável. Esta é a minha jornada de compaixão.
Certa vez li um livro da budista Thubten Chodron "Cultivando um coração compassivo" um trecho foi-me útil para compreender a compaixão:
Imagine treinar sua mente para que quando você olha para cada ser vivo, você pensa: "Minha iluminação depende de que ser o bêbado que só entrou no ônibus -. Minha iluminação depende dele - O soldado no Iraque -. Minha iluminação depende dele. Meus irmãos e irmãs, o caixa do banco, o zelador de meu local de trabalho, o presidente dos Estados Unidos, os homens-bomba no Oriente Médio, a lesma no meu jardim, meu namorado da oitava série, a babá, quando eu era uma garoto - minha iluminação depende de cada um deles ". 
Todos os seres sencientes são realmente preciosos para nós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário